Agora na Mídia
Agora na Mídia - Futebol e Notícias

Leilão de motos online: veja como se cadastrar, dar lances e comprar uma moto barata

Como participar de um leilão de motos online, como funciona e como dar os lances, veja dicas de como comprar uma moto barata.

Se você busca uma maneira de economizar na hora de comprar uma moto, ou um outro veículo semi novo, uma boa saída é optar por comprar em leilões online. Se você chegou até aqui, veja com atenção, como adquirir uma moto própria por meio de um leilão online ou presencial.

Caso esteja inseguro, saiba que muitas pessoas têm este receio de comprar motos ou carros através de leilões online, especialmente porque, não existe o contato direto entre o vendedor e o comprador.

Desta forma, nem sempre é possível ter acesso a informações mais detalhadas sobre o veículo de seu interesse antes de finalizar a compra.

PUBLICIDADE

Leilão do motos novas recuperadas de financiamentos

Exemplos de Motos baratas em leilão online. Imagem – Ilustração

Porém, não são todos leilões de motos que oferecem motos velhas e danificadas, alguns sites fazem leilão do motos novas recuperadas de financiamentos ou devolvidas por pessoas que financiam e não conseguem pagar, devolvendo o bem a financiadora, como neste site da CJA Leilões, que oferece além de motos, carros e imóveis.

Como comprar uma moto de leilão, é seguro?

Uma das maiores dúvidas de quem se dispõe a entrar num leilão, é se é seguro e como é possível comprar uma moto ou carro desta forma.

Veja então como funciona e como participar desse tipo de leilão e quais são os cuidados que você deve ter se pretende comprar uma moto ou outro veículo.

A partir daqui, você vai entender como funcionam os leilões de motos e verificar se esta opção de compra é viável para você adquirir o seu veículo.

Quais os tipos de leilão online e presenciais

Basicamente, todo leilão de motos consiste numa venda pública dos veículos. Ou seja, uma modalidade onde são vendidos veículos os que, por diversas razões, estiveram sob a guarda de autoridades de trânsito ou da justiça, por exemplo, em caso de penhora.

Ultimamente, os leilões tem dado preferência ao sistema de vendas online, devido a pandemia de coronavírus, porém todos os sites oficiais de leilões vem seguindo todas as normas estabelecidas, para que os compradores tenham a devida segurança.

Para comprar um boa moto,o ideal é participar de Leilões de Motos Recuperadas de Financiamentos. Em alguns sites, as motos de leilão podem ser compradas por até 60% abaixo da tabela de mercado.

Leilão de motos – Motos em leilão online. Imagem – Ilustração

Leilão de motos do Detran

É um engano pensar que os leilões de veículos do Detran, por exemplo, acontecem sem obedecer a diversas normas e exigências. Na verdade, o próprio Código de Trânsito Brasileiro (CTB) aborda o tema em seus artigos, normatizando os parâmetros dos leilões de veículos.

Em seu art. 328, por exemplo, o CTB determina que veículos apreendidos ou removidos para pátios da entidade, podem ser levados a leilão, no caso de que em até sessenta dias (contados desde a data de recolhimento), não sejam reclamados pelos devidos proprietários legais.

O mesmo artigo, define que os veículos vendidos em leilão são classificados em duas categorias:, sendo elas:

  • conservado: veículos quando apresenta condições de segurança para trafegar
  • veículos sucatas: quando não está apto a trafegar

Vale ressaltar que o paragrafo terceiro diz ainda que, mesmo classificado como conservado, o veículo que for levado a leilão por duas vezes e não for arrematado será leiloado como sucata.

Porém o mesmo não poderá voltar a circular, sendo vedado o retorno do veículo leiloado como sucata à circulação.

PUBLICIDADE

Leilão de motos online. Imagem – Ilustração

Como faço para participar de um leilão de motos?

O leilão não é nada mais do que um tipo de compra e venda de bens, em que os participantes oferecem lances, disputando entre si, por um período determinado, a compra do veículo. No final, quem der o maior lance arremata, (compra), o bem.

Para participar dos leilões e dar lances em motos, em qualquer estado, o interessado deve ler e aceitar os termos e condições estabelecidos no site de leilões e se cadastrar seguindo as exigências do site.

Depois disso, ele escolhe o item para o qual deseja dar os lances e se habilita naquela praça. Observe que são muitos sites que oferecem esta modalidade, confira sempre se é possível uma visitação prévia para ver o bem que está sendo leiloado.

O lance é o valor oferecido para adquirir um bem em um leilão, sendo que cada novo lance é sempre superior ao valor do lance anterior.

Os leilões eletrônicos, são realizados online por meio da uma plataforma própria do site de leilões. Podendo participar pessoas físicas, maiores de 18 anos, e pessoas jurídicas, desde comprovem que são empresas e que concordem, e estejam de acordo, com as regras estabelecidas nas Condições de Venda e Pagamento, normalmente exibidas em uma aba específica de cada site de leilão.

Como se cadastrar e participar de um leilão de motos e outros veículos

Documentos exigidos para se cadastrar e para participar de um leilão, de praxe, o participante deve apresentar os seguintes documentos:

  • Pessoa Física: RG, CPF e comprovante de endereço atualizado;
  • Pessoa Jurídica: Contrato Social, última alteração do Contrato Social (se houver), Cartão CNPJ da empresa
  • RG – CPF e Comprovante de endereço atualizado do representante legal da empresa

O formulário pode ser preenchido online ou encaminhado por e-mail, para ser preenchido e encaminhado, devendo ser feito antes do início do leilão, conforme regras de cada site.

Caso esteja participando e for vencedor num lance, o pagamento poderá ser feito por uma guia ou via boleto bancário, emitido pelo site e encaminhado ao comprador.

Como funciona o Leilão da Receita Federal

Nos leilões da Receita Federal, um lote ou veículo também pode ser arrematado, tanto por pessoa física quanto por pessoa jurídica, segundo informações completas do site.

Para participar como empresa, (pessoa jurídica), o interessado deverá acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) por meio de certificado digital válido, opção de atendimento “Sistema de Leilão Eletrônico”.

Lembrando que as pessoas jurídicas, para participarem do leilão por meio da Internet (Sistema de Leilão  Eletrônico), devem estar regularmente constituídas, inscritas no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas – CNPJ.

Para as pessoas físicas,os participantes devem estar com situação cadastral regular no Cadastro de Pessoas Físicas – CPF.

Em ambos os casos, a participação se dará mediante a utilização de Certificado Digital válido  conforme o IN  nº 1077/2010, a qual dispõe sobre o e-CAC, sem prejuízo de o interessado observar as normas de cada edital de leilão e da Portaria que regulamenta o Sistema de Leilão Eletrônico.

Comprar motos de leilão é um bom negócio

Comprar motos em leilões são uma já é uma prática exercida há muito tempo, tanto por compradores que desejam um veículo usado num preço bom, como por comerciantes, que compram para revender, pois são muitas as ofertas de motos com preço abaixo do mercado.

leilão online é uma maneira prática e segura do comprador encontrar seu veículo ideal num precinho camarada.

São muitos os sites de leilão de motos online, onde o interessado pode participar de forma inteiramente eletrônica, dando seus lances sem sair de casa.

O leilões as vezes oferecem motos a um preço baixo, então vale ressaltar que, antes de fazer um ‘bom negócio’ e comprar uma moto barata, convém verificar seu estado de conservação.

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Comentários
Carregando...