Notícias

Alerta de tsunami no Nordeste após terremoto de 5.8 graus: verdade ou mentira?

Alerta de tsunami no Nordeste assusta depois de terremoto no Oceano Atlântico nesta noite deste domingo (04).

PUBLICIDADE

O fato surgiu depois que um terremoto de magnitude 5,8 na escala Richter, atingiu o Oceano Atlântico nesta noite deste domingo (04).

O tremor foi registrado a cerca de 1100 quilômetros de distancia da cidade  de Natal, capital do Rio Grande do Norte. Porém, não houve alerta de tsunami para o nordeste, tão pouco para o litoral potiguar.

Terremoto no Atlântico e falso alerta de tsunami no nordeste. Foto/Ilustrativa

Falso alerta de tsunami no Nordeste após terremoto

De acordo com o Observatório Sismológico dos EUA (USGS), o epicentro do movimento sísmico foi registrado no Oceano Atlântico, a 10 Km de profundidade e não houve alerta de tsunami para o litoral do RN nem para outras cidades do Nordeste brasileiro.

Ainda segundo o observatório USGS, apesar de ter sido de 5.8 na escala Richter, a capacidade de impacto deste terremoto foi baixa.

Alerta gerou pânico na internet

Nas redes sociais, o termo “tsunami” foi um dos mais discutidos no final da noite deste domingo (04), porém muitos usuários se dividiram entre o medo do falso alerta e memes. Mas fiquem tranquilos, não há risco de tsunami na região Nordeste do Brasil.

Ainda segundo o United States Geological Survey (USGS), o hipocentro do tremor foi a 730 km de Fernando de Noronha, em Pernambuco.

Terremoto sacode prédios em São Paulo e Brasília em 2018

Em abril de 2018, um terremoto de 6,8 graus na escala Richter atingiu a Bolívia e seus efeitos foram sentidos no Brasil. Vários prédios em São Paulo e Brasília tiveram de ser evacuados, causando preocupação nos brasileiros, já que não estamos acostumados com os tremores.

No Brasil, os terremotos não ocorrem com intensidade, no entanto, ao contrário do que muitos pensam, o país não está totalmente isento desse fenômeno.