Notícias a toda hora!

O que podemos aprender com a revolução constitucionalista de 1932

PUBLICIDADE

 

Neste dia 09 de Julho de 2018, comemora-se 86 anos de revolução constitucionalista que foi um movimento que fora orquestrado por empresários e diversos setores da sociedade paulista daquela época contra o então governo de Getúlio Vargas.

PUBLICIDADE

Dois anos antes de ocorrer este evento, acontecerá outra revolução  a de 1930 que foi basicamente um levante popular, conclamado por diversas lideranças estaduais e liderado por Getúlio Vargas que o colocou no poder.

Por que houve esta revolução?

Na realidade a revolução de 1932 foi orquestrada por pessoas que não queria que se muda-se o regime oligárquico que se instaurou no poder até 1930, estas pessoas organizaram e armaram as pessoas para lutar contra as tropas federais de Vargas.

Com isso se deflagrou a revolução que foi asfixiada pelas tropas federais, mas que gerou um enorme impacto politico e social no governo instaurado.

 

Transportando esta revolução para a nossa realidade:

Transportando este evento que muitos podem pensar ser algo digamos assim tão distante de nossa realidade, mas que ao contrário do que muita gente imagina este evento está mais presente do que se imagina na nossa realidade.

O primeiro impacto direto que este evento teve foi a instauração do estádo-novo uma ditadura que seria instalada de qualquer forma, visto o contexto global que se vivia com uma guerra eminente, porém com este evento este fato foi antecipado sensivelmente.

Graças a estado novo se pode instituir uma estrutura que veio a permitir que o Brasil não só se protege-se contra os efeitos da Segunda Guerra Mundial como também permitiu que se cria-se leis como por exemplo a CLT que é tida como a carta magna do trabalhador.

Assim se não fosse os combates de 32 não se teria a CLT.

O que tem haver a revolução de 32

Intervenção militar X revolução constitucionalista:

Hoje em dia diante de situações onde temos diversas vertentes que orientam a busca de brasileiros por políticos para 2019, existe uma de forma especial que gostaria de colocar aqui:

Trata-se da intervenção militar, existem muitas pessoas em redes sociais que estão pregando que os militares voltem ao poder e se instale uma ditadura militar.

Embora a ditadura militar fosse algo totalmente diferente do que foi o estado-novo, podemos dizer que caso ocorra uma intervenção militar ocorrerá uma revolução com sérias consequências para Brasil e com repercussão muito negativa.

A primeira consequência seria a convocação de homens para ir para combate, isto geraria um boom de mulheres que ficariam viúvas, além de filhos que ficariam sem pai, causando um impacto moral sem precedentes na sociedade brasileira.

Outra consequência seria uma série de sansões dos Estados Unidos, que teria diversas consequências como, por exemplo a instauração de fome e instabilidade social.

Quando fizeram a revolução de 32 houve uma série de combates que foram travados, muitas pessoas morreram, muitas  mulheres ficaram viúvas e muitos filhos ficaram sem pai.

Para finalizar podemos dizer que a revolução de 32, representou um marco histórico em termos de mudanças de valores no Brasil, mas é algo que não pode e não deve se repetir no século XXI.

Quantas revoluções você vê ocorrendo nos dias de hoje? Por meio desta resposta você tire suas próprias conclusões.

Compartilhe!

Carregando...