Juíza Gabriela Hardt anuncia suas primeiras sentenças na Lava Jato

Juiza Gabriela Hardt responsável pela Lava Jato. Foto/Reprodução
Juiza Gabriela Hardt responsável pela Lava Jato. Foto/Reprodução

A juiza Gabriela Hardt, que tem em suas mãos o processo contra o ex-presidente Luis Inácio Lula da silva, já mostrou que será implacável contra a corrupção ao julgar os casos da Lava Jato, nesta segunda-feira a magistrada proferiu duas decisões, e condenou mais dois na réus em processos da Lava Jato.

Gabriela Hardt condena o ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque e João Bernardi Filho na Lava Jato

A vez de João Bernardi Filho e Renato Duque, ex-diretor de Serviçoes da Petrobras chegou, a dupla foi condenada por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e dissimulação de produto de crime.

Ambos foram condenados pela juíza Gabriela Hardt, que assumiu os processos após exoneração do juiz Sérgio Moro, que ocupará o cardo de Ministro da Justiça no governo de Jair Bolsonaro.

PUBLICIDADE

Ex-diretor da Petrobras Renato Duque presta depoimento em CPI na Câmara dos Deputados (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Renato Duque foi condenado a três anos e quatro meses, a pena inicial seria de 6 anos e 8 meses, mas a magistrada considerou o acordo de delação do ex-diretor da Petrobras, que teve a pena reduzida em função da colaboração espontânea. Já Bernardi pegou 5 anos e 6 meses e não fez acordo com a justiça e cumprirá a pena determinada.

Primeira condenação de Gabriela Hardt na 13ª Vara da Justiça Federal do Paraná

A decisão já foi publicada no sistema eletrônico da Justiça Federal do Paraná nesta segunda-feira (19), sendo esta a primeira decisão condenatória de Gabriela Hardt desde de sua assunção à 13ª Vara da Justiça Federal do Paraná.

Segundo consta na denúncia, Renato Duque e João Bernardi Filho participaram de um esquema de corrupção e lavagem de dinheiro para favorecer a empresa italiana Saipem na contratação de obras da Petrobras.

Vale ressaltar que Gabriela Hardt, que interrogou o ex-presidente Lula na semana passada, ficará à frente dos processos da Lava Jato até que seja nomeado um novo juiz titular.