Notícias

Pesquisa Datafolha segundo turno mostra distância entre Bolsonaro e Haddad

Faltando três dias para o Brasil conhecer o seu novo presidente, instituto divulga nova pesquisa de intenções para a presidência.

s

PUBLICIDADE

Após o Ibope, nesta quinta-feira, 25, chegou a vez do Instituto Datafolha divulgar mais uma pesquisa pela corrida presidencial. A eleição será realizada no domingo, 28. Os institutos, no geral, nessa semana, mostraram uma oscilação para baixo do candidato Jair Bolsonaro, do PSL. Já Fernando Haddad, do Partido dos Trabalhadores (PT), caiu na taxa de rejeição.

Pesquisa Datafolha segundo turno mostra diferença entre Bolsonaro e Haddad

Veja o resultado da pesquisa do Datafolha, encomendada pela TV Globo em parceria com o jornal Folha de São Paulo.

A pesquisa divulgada nesta quinta (25) mostra que a diferença entre Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) caiu de 18 pontos para 12 pontos percentuais em uma semana.

O deputado do PSL teria agora 56% dos votos válidos, já o candidato do PT Haddad teria 44% . Na ultima pesquisa, divulgada dia 18, eles tinham: Bolsonaro 59% e Haddad 41%.

Em votos totais, Bolsonaro teria agora 48% dos votos, contra 38% de Haddad. Brancos e nulos 8% e outros 6% dos entrevistados não sabem ou não opinaram.

No quesito rejeição, a situação é favorável para o candidato Bolsoanro PSL. 46% dos eleitores disseram votar nele com certeza, já 44% disseram que não votariam nele de jeito nenhum.

Do outro lado, 37% disseram ter certeza do voto em Haddad, porém 52% rejeitam votar no candidato do PT.

Datafolha mostra queda de Bolsonaro na reta final da campanha, após ataques de Haddad

No primeiro turno, o Instituto Datafolha chegou a publicar que Bolsonaro perderia de 45% para 39% de Haddad em um possível segundo turno. Ainda no primeiro, quando tinham 13 candidatos na disputa, o candidato do PSL terminou com 46% nas urnas. Por essa e por outras, os institutos foram muito criticados por conta dos dados divulgados.

Saiba números da pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira, 25 de outubro, mostrando distância entre Jair Bolsonaro, do PSL, e Fernando Haddad, do PT - Foto/Montagem
Saiba números da pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira, 25 de outubro, mostrando distância entre Jair Bolsonaro, do PSL, e Fernando Haddad, do PT – Foto/Montagem

Em outra pesquisa divulgada, já nesse segundo turno, os números foram bem diferentes. Bolsonaro apareceu com 59% dos votos, enquanto Fernando Haddad surgiu com 41% das intenções de votos no segundo turno. A expectativa, no entanto, é que Bolsonaro na pesquisa Datafolha tenha pelo menos uma oscilação para baixo.

Veja também: Sorteio da Mega-Sena ao vivo: confira o resultado do concurso 2091 prêmio de 20 milhões

Nas últimas duas semanas, a campanha do candidato do PSL teve que lidar com muitas notícias negativas. Além disso, por conta do seu estado de saúde, Jair Bolsonaro não tem feito comícios nas ruas, nem participado de debates na televisão.

Ibope e Datafolha serão divulgados novamente no sábado, 27, véspera do segundo turno

Nessa reta final de campanha, o Datafolha e o Ibope vão divulgar novas pesquisas. No sábado, 27 de outubro, as pesquisas mais recentes serão divulgadas pela TV Globo no ‘Jornal Nacional’. No domingo, 28, ainda existe o chamado “boca de urna” do Ibope, que é o que chega mais perto dos números reais das urnas brasileiras.

Lembrando sempre que você que gosta de política pode assinar nosso noticiário e ter com exclusividade e de graça todo o melhor conteúdo do esporte. Para isso, basta clicar no ícone de sino, que está localizado no lado esquerdo inferior da tela do seu computador ou celular. Em seguida, basta autorizar o recebimento das mensagens. Pronto, você está conectado com o melhor da informação