Notícias a toda hora!

Doze novos médicos residentes atenderão nas UBS’s de Sinop

Doze novos médicos residentes, estarão atendendo nas UBS’s de Sinop na próxima semana

UBS's de Sinop contarão com doze recém formados especialistas
Foto/Adriano Araújo

Doze novos médicos residentes serão recebidos nas unidades básicas de saúde (UBS) de Sinop a partir deste terceiro mês de 2018. Nesta quinta-feira, 01/03, uma recepção foi organizada pela Secretaria Municipal de Saúde para receber os novos funcionários e os mesmos já dão início a seu expediente na tarde do mesmo dia.

Os novos especialistas integram a terceira leva do programa de residência médica, curso oferecido pela Prefeitura de Sinop que visa formar profissionais na área de Medicina Geral de Família e Comunidade. O curso, que anteriormente só admitia dez candidatos, neste ano teve seu número de vagas aumentado para doze.

Segundo explicação dada pelo secretário de saúde, Arnaldo Catelan, a residência é muito importante pois proporciona uma cobertura maior na atenção básica do município além de elevar a qualidade no modo como a população é atendida, já que o programa conta com especialistas que se graduaram em faculdades de diferentes pontos do Brasil.

Por sua vez, Eduardo Dossa, profissional da medicina responsável pela coordenação da residência médica, afirma que 80% da carga horária da especialização é de atividades práticas e que em 2019 mais uma leva de 12 novos médicos será admitida. Dossa ainda alega que a atividade assistencial combinada com a teoria será a responsável pela qualificação desses profissionais e que o aumento de vagas foi implementado em 2018 contando com o acréscimo de duas vagas com relação ao ano anterior.

Leifa Naiane, residente do primeiro ano, reafirmou que o propósito do programa é elevar a qualidade dos cuidados para com a população dizendo que o projeto na residência será iniciado com a proposta de acolher toda os moradores de Sinop, com prestação de serviço bem qualificada e alta qualidade no atendimento.

O Programa de Residência Médica e Medicina Geral na Comunidade foi implementado em Sinop no ano de 2014 e acabou virando uma referência para todo o país. Ainda em fevereiro de 2014 a formatura da primeira leva de profissionais aconteceu, contando com dez formandos.

Fonte: Assessoria / Redação

Doze novos médicos residentes atenderão nas UBS’s de Sinop
5 (100%) 1 vote
Carregando...